EDUCAÇÃO NO CAMPO COM QUALIDADE!
A Reforma Agrária iniciada pelos trabalhadores rurais, vem- se arrastando por décadas, o que é novo nesse contexto é o movimento conhecido como “Educação no Campo” que reivindica garantia de direitos educacionais para os trabalhadores rurais.
A “Educação no Campo” compreende valorizar esse processo sócio-cultural no qual esse sujeito está inserido, recuperando a idéia do trabalho como princípio educativo, promovendo mudanças para o ensino nas escolas rurais.
Com isso é necessário que os alunos do campo não somente adquira conhecimentos já produzidos por outros, mas sejam criadores de novos conhecimentos, interligando o saber científico aos conhecimentos por ele produzido a partir de sua própria vivência. Para isso ser possível é de fundamental importância que a Escola reconheça e valorize a identidade desses educando, tendo o professor vínculo e compromisso com essa comunidade para enfim construírem um processo educativo capaz de promover a produção coletiva, realizando trabalhos que sejam úteis e significativos a todos.
Contudo, tratar de “Educação no Campo” é compreender que como toda sociedade o morador da zona rural também almeja um ensino de qualidade, mas que possa ser valorizado e utilizado os conhecimentos por ele vivenciado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário