CONCEITOS DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
Muitos consideram currículo apenas a grade curricular, ou seja, a divisão em disciplinas e os conteúdos trabalhados por elas. Todavia, o currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução de ditos objetivos. Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto. O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que como e quando avaliar. Resumindo, currículo é um conjunto de conhecimentos e práticas que são realizados em uma instituição de educação.
No que diz respeito ao desenvolvimento desse currículo, o uso das tecnologias só potencializa as atividades realizadas. Penso que, a integração de diferentes mídias, nas ações implementadas pela escola, no cotidiano, possibilita de forma atual, questionadora e motivadora a consolidação de fato, de uma aprendizagem mais coerente e significativa, tornando possível uma maior e melhor parceria com a realidade do aluno.
Para que essa integração currículo e tecnologia seja efetivamente uma realidade é necessário cada vez mais investimento na estrutura física escolar e na formação humana de todos que estão à frente do trabalho. Como por exemplo: mais computadores para que todos possam de fato ser atendidos, professores capacitados para o trabalho pedagógico com as mídias digitais e uma direção escolar envolvida e consciente do seu papel de gestor. O primeiro grande projeto a ser desenvolvido pela escola deve ser esse: compreender as relações estabelecidas entre o currículo escolar e o uso de tecnologias.
E para desenvolver projetos escolares no âmbito do currículo deve-se potencializar a interdisciplinaridade, fazendo uma ligação entre as diferentes áreas de conhecimento numa situação de aprendizagem.
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