quinta-feira, 30 de junho de 2011

ATIVIDADE 4.2
Compartilhando Possibilidades de Contribuições Tecnológicas

O uso da tecnologia no contexto escolar requer o envolvimento e o compromisso de todos no processo educacional, como: professores, diretores, supervisores, coordenadores pedagógicos e sem dúvida os alunos, no sentido de repensar o processo de ensino e aprendizagem na e para a sociedade do conhecimento. Neste processo, o professor não caminha à frente do aluno, mas junto com ele, promovendo sua aprendizagem, fazendo intervenções, questionando-o, quando necessário fornecendo-lhes as informações demandadas pela situação, ajudando-o a encontrar por si próprio a resposta para sua questão ou situação-problema.
A Tecnologia na Educação envolve novas formas de ensinar e de aprender, a prática pedagógica com o uso das novas tecnologias é concebida como um processo de reflexão-ação, o professor precisa ser capacitado para dominar os recursos tecnológicos, elaborar atividades de aplicação desses recursos escolhendo os mais adequados aos objetivos pedagógicos, analisar os fundamentos dessa prática e as respectivas conseqüências produzidas em seus alunos.
O aluno diante dessas novas tecnologias tornou-se mais encorajado a explorar, criar, inovar, dentro de situações de aprendizagem devidamente planejadas. Foi permitido ao aluno errar e refazer e levar adiante uma solução para um determinado problema, valorizando assim o fazer pedagógico e passando a ser um participante ativo no processo de construção de sua própria aprendizagem. Continua sendo fundamental o papel do professor nessas experiências, pois ele deve instigar e orientar o aluno a perceber que ele possui uma ferramenta que deve ser explorada de maneira benéfica e interessante para sua vida.

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