Atividade 4.1
Reflexão “Mudanças no Processo de Ensino Aprendizagem”
Na entrevista de Pedro Demo, ele aborda um ponto muito interessante que ser professor não é dar aulas, não é instruir, é cuidar que o aluno aprenda. O professor gosta de dar aulas, e os dados sugerem que quanto mais aulas, menos o aluno aprende. É melhor dar menos aulas e cuidar que o aluno pesquise, elabore, escreva, aprenda. Pedro Demo coloca que a Pedagogia precisa inventar um professor que já venha com uma cara diferente, não só para dar aulas e que seja tecnologicamente correto. O professor de sala de aula precisa aprender constantemente, aprimorar sempre. Faz-se necessário investir em formações constantes, para uma reconstrução de conhecimentos para serem aplicados no cotidiano escolar.
Para a família dos alunos é importantíssima que os alunos possam usar o computador na escola, pois seus filhos serão os futuros membros da Sociedade do Século XXI e que possam ter conhecimento desta nova tecnologia. Entende-se que o computador pode enriquecer ambientes de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem a chance de construir o seu próprio conhecimento.
Portanto, cabe ao professor, buscar novos aprendizados, ter iniciativa e ser criativo. Diante desta realidade, o sistema educacional deve cuidar do professor de cada escola, apoiá-lo em suas buscas, e dar condições de participação efetiva e concreta na formação continuada permanente. A escola precisa ser viva, alegre e prazerosa no tocante ao aprendizado de todos os alunos da rede educacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário