quarta-feira, 15 de junho de 2011

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Conhecer um pouco da cultura africana (tradição da oralidade, suas lendas, músicas, costumes, brincadeiras, relevo, crenças, relacionamentos e cuidado com o próximo), bem como, observar sua contribuição para a cultura brasileira.
• Estimular o aluno a desenvolver o fascínio pela leitura, pela escuta e socialização dos enredos do gênero conto.
• Compreender e resolver conflitos do seu cotidiano a partir de vivências de personagens do conto.
Duração das atividades
Dez aulas com duração de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O ideal é que os demais educadores da escola estejam trabalhando, paralelamente esse tema, nas demais disciplinas.
Estratégias e recursos da aula
1ª aula
• Informar os educandos acerca das estratégias e objetivos de cada etapa das atividades que serão desenvolvidas com eles.
• Apresentar a obra “Nina África” à classe e realizar, com entonação nas falas, a leitura do conto “Furos no Céu” da autora Lenice Gomes.
• Fazer perguntas que lhe possibilite medir o grau de assimilação do conto por parte dos educandos, mostrando-lhes as ilustrações e retomando assim, as idéias centrais da história.
• Incentivar os alunos a realizar o reconto da história auxiliando-os, se necessário.
• Distribuir giz colorido molhado aos educandos e convidá-los a reproduzir, coletivamente na lousa, uma mini história em quadrinhos baseada no conto.
• Fotografar a história em quadrinhos e montar vídeo com slides, que poderá ser postado no blog da turma e/ou da escola.

2ª aula
http://www.youtube.com/watch?v=gxUiV9-R26k
• Assistir com os alunos o primeiro capítulo do filme “Kirikou e a feiticeira” que pode ser encontrado no site
• Promover uma breve discussão acerca do capítulo a fim de sanar eventuais dúvidas sobre esta parte da história.
• Solicitar que os alunos criem, em duplas ou individualmente, uma história em quadrinhos reproduzindo o enredo do capítulo.

3ª aula
http://www.youtube.com/watch?v=6baFO9FJkzI&feature=related
• Assistir com os alunos o segundo capítulo do filme “Kirikou e a feiticeira” que pode ser encontrado no site
• Promover uma breve discussão acerca do capítulo a fim de sanar eventuais dúvidas sobre esta parte da história.
• Solicitar que os alunos criem, em duplas ou individualmente, uma história em quadrinhos reproduzindo o enredo do capítulo.

4ª aula
• Assistir com os alunos o terceiro capítulo do filme “Kirikou e a feiticeira” que pode ser encontrado no site
• Promover uma breve discussão acerca do capítulo a fim de sanar eventuais dúvidas sobre esta parte da história.
• Solicitar que os alunos criem, em duplas ou individualmente, uma história em quadrinhos reproduzindo o enredo do capítulo.

5ª aula
• Assistir com os alunos o quarto capítulo do filme “Kirikou e a feiticeira” que pode ser encontrado no site
• Promover uma breve discussão acerca do capítulo a fim de sanar eventuais dúvidas sobre esta parte da história.
• Solicitar que os alunos criem, em duplas ou individualmente, uma história em quadrinhos reproduzindo o enredo do capítulo.

6ª aula
• Assistir com os alunos o quinto capítulo do filme “Kirikou e a feiticeira” que pode ser encontrado no site
• Promover uma breve discussão acerca do capítulo a fim de sanar eventuais dúvidas sobre esta parte da história.
• Solicitar que os alunos criem, em duplas ou individualmente, uma história em quadrinhos reproduzindo o enredo do capítulo.

7ª aula
• Assistir com os alunos o sexto capítulo do filme “Kirikou e a feiticeira” que pode ser encontrado no site
• Promover uma breve discussão acerca do capítulo a fim de sanar eventuais dúvidas sobre esta parte da história.
• Solicitar que os alunos criem, em duplas ou individualmente, uma história em quadrinhos reproduzindo o enredo do capítulo.

8ª aula
• Assistir com os alunos o sétimo capítulo do filme “Kirikou e a feiticeira” que pode ser encontrado no site
• Promover uma breve discussão acerca do capítulo a fim de sanar eventuais dúvidas sobre esta parte da história.
• Solicitar que os alunos criem, em duplas ou individualmente, uma história em quadrinhos reproduzindo o enredo do capítulo.

9ª aula
• Assistir com os alunos o oitavo capítulo do filme “Kirikou e a feiticeira” que pode ser encontrado no site
• Promover uma breve discussão acerca do capítulo a fim de sanar eventuais dúvidas sobre esta parte da história.
• Solicitar que os alunos criem, em duplas ou individualmente, uma história em quadrinhos reproduzindo o enredo do capítulo.

10ª aula
• Solicitar que cada educando ou dupla confeccione uma capa para a sua obra que, após ser encadernada, fará parte do acervo da biblioteca escolar.
• O ideal é que o educador disponibilize estas obras também no blog da escola.

O objetivo destas atividades é possibilitar aos educandos um contato menos engessado com a cultura africana, permitindo-lhes perceber a diversidade, a beleza e a importância desta cultura para a nossa. Todavia, esta deve ser uma prática constante da escola, seja por meio dos diversos gêneros e tipologias textuais, seja pelas brincadeiras, pois, somente quando conhecemos uma cultura aprendemos a respeitá-la.


Recursos Complementares
Recursos Educacionais
Nome: Kiriku e a Feiticeira Nome: Nina África
Tipo: Áudio Tipo: Coletânea

Recursos Complementares
Giz colorido, notebook, data show e caixa amplificada.

Avaliação
A avaliação será contínua, pois ao final de cada aula o educador deverá redigir um relatório acerca da participação e desempenho dos educandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário